Situada na costa leste brasileira, Salvador é uma cidade que encanta pelas suas praias deslumbrantes, riqueza cultural e um povo arretado encantador. Berço da cultura afro-brasileira, a capital da Bahia exibe orgulhosamente seus casarões coloridos no Pelourinho, patrimônio mundial da UNESCO, suas igrejas barrocas, praias deslumbrantes, culinária única e uma agitada vida noturna, atraindo visitantes de toda parte do mundo que buscam conhecer mais da diversidade e autenticidade que só Salvador pode oferecer.
Leia o post e saiba como aproveitar e economizar em sua viagem para Salvador em apenas três dias.
DIA 1: Rolê histórico, ladeiras do Pelourinho, praia da Barra e fechando a noite com Rio Vermelho
Manhã:
Comece seu dia explorando as ladeiras do Pelourinho e o centro histórico de Salvador. Passeie pelas ruas coloridas, e aproveite para visitar as igrejas barrocas da região, como a Igreja de São Francisco e a Catedral Basílica. Ótimo lugar para comprar souvenirs da cidade, uma dica boa, muitas coisas você pode comprar mais barato no Mercado Modelo, que é a nossa próxima sugestão de visita.
Ainda pela manhã, pegue o Elevador Lacerda, um ícone da cidade que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, mas antes aproveite a vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. O elevador custa 0,25 centavos e leva você para o tradicional Mercado Modelo de Salvador. Aqui é o melhor lugar para se comprar presentes e lembranças da cidade, você encontra desde roupas, cangas e lembrancinhas, até cachaça, comida típicas e as famosas fitinhas do Bonfim.
Tarde:
Super indicamos o Restaurante “Ó paí, ó” para o almoço, localizado no Largo Terreiro de Jesus, número 4, no coração do Pelourinho, oferece uma comida típica deliciosa e super bem servida, além de ótimos drinks e música ao vivo. Pedimos dadinhos de tapioca de entrada, a tradicional moqueca de peixe e alguns drinks, a conta pra três pessoas ficou em torno de R$300,00.
A próxima visita é a Praia da Barra, uma das mais famosas de Salvador. Ao lado esquerdo do Farol fica a praia Barravento, com muitas ondas e piscinas naturais. Ao lado direito, o Porto da Barra, com o mar tranquilo de águas quentes e é uma ótima pedida para relaxar e aproveitar até o final da tarde. Não deixe de pedir o petisco de Acarajé que tem em quase todas as barraquinhas da praia, delicioso e muito bem servido. O pôr do sol aqui é incrível, e a dica é assistir atrás do Farol da Barra, onde tem sempre a banda “Geração 80.1” tocando músicas ao vivo enquanto o sol desce e o céu é pintado pelas cores mais lindas.
Noite:
Pra fechar o primeiro dia em Salvador, explore o animado e boêmio bairro do Rio Vermelho. Aproveite para conhecer os bares na Praça Caramuru, tirar foto na estátua de Jorge Amado e Zélia Gattai, e se deliciar com o melhor e mais famoso acarajé de Salvador, o tradicional Acarajé da Dinha, mas cuidado com a pimenta, rs.
DIA 2: Passeio de escuna para Ilha dos Frades e Ilha de Itaparica, além de desfrutar a noite em Santo Antônio Além do Carmo
Manhã:
Acorde cedo para chegar ao Terminal Marítimo de Salvador, que fica localizado bairro do Comércio, e embarque na escuna com destino à Ilha dos Frades e Ilha de Itaparica. O passeio varia em torno de 60 à 100 reais, dependendo da empresa escolhida e da época do ano em questão. Na embarcação você pode saborear deliciosas saladas de frutas e drinks variados (geralmente não inclusos no preço do passeio), além de uma banda de samba super animada que acompanha os passageiros até a primeira ilha.
Ao chegar em Ilha dos Frades, desfrute das águas quentes, tranquilas e cristalinas. Essa praia conquistou o selo de Bandeira Azul, que a classifica como uma das praias mais lindas do Brasil e do mundo! Depois de um delicioso mergulho, faça uma caminhada até a igreja Nossa Senhora de Guadalupe, uma pequena e charmosa capela com uma vista incrível do alto da ilha.
Tarde:
Retorne ao barco para a próxima parada: Ilha de Itaparica. Ao chegar no segundo destino, desfrute de um almoço maravilhoso no restaurante que faz parceria com o passeio, com opções de frutos do mar frescos e pratos típicos baianos. O buffet custa por volta de 70 reais e pode ser servido à vontade, quantas vezes forem necessárias. Após isso, aproveite mais uma praia paradisíaca e aguarde o horário da embarcação para retornar ao Terminal Marítimo. Não deixe de apreciar o pôr do sol no caminho de volta!
Noite:
Após um breve descanso no hotel, siga para o charmoso bairro de Santo Antônio Além do Carmo. Escolha um dos restaurantes ou bares locais para jantar, aproveite a culinária baiana e a atmosfera acolhedora do bairro!
DIA 3: MAM, Praia da Gamboa e Purgatório Bar
Manhã:
Aproveite a manhã para explorar as galerias de arte contemporâneas e modernas do MAM, localizado na Avenida Contorno, um dos pontos turísticos mais bonitos de Salvador. Aproveite também para caminhar pelos jardins do Solar do Unhão, que oferecem uma vista espetacular da Baía de Todos os Santos, além das obras de arte ao ar livre.
Tarde:
Ao lado do MAM, prepare os joelhos para descer e subir as escadas que dão acesso à uma das praias mais lindas e tranquilas de Salvador: a praia de pedras da Gamboa. O mar é simplesmente incrível, é quase impossível sair da água de tão gostoso! Não espere muito da estrutura, pois esse pedaço de paraíso ainda é pouco conhecido pelos turistas, porém não deixa nada a desejar! É possível sentar nas mesas dos bares em frente à praia e pedir deliciosos aperitivos. Não deixe de experimentar também a caipirinha de limão – que, na minha opinião, é a mais gostosa da cidade, rs. O pôr do sol é simplesmente imperdível, de longe um dos mais lindos de Salvador! (Já deu pra perceber que esse é o meu lugar favorito…? rs)
Noite:
Para finalizar essa viagem com chave de ouro, não deixe de conhecer o Purgatório Bar, que fica localizado no bairro da Pituba. É preciso fazer a reserva no site com pelo menos 5 dias de antecedência. Não é um dos bares mais baratos, mas com certeza é um dos mais gostosos! Cada drink é inspirado em um dos 7 pecados capitais: luxúria, gula, avareza, ira, inveja, preguiça e soberba. Você tem acesso à descrição sensorial das bebidas, mas não consegue ter acesso aos ingredientes, propondo uma experiência imersiva incrível. Além de ser um espaço altamente instagramável, com uma proposta lúdica envolvente, eles investem muito na qualidade da coquetelaria. Você com certeza não vai se arrepender!