Um guia do que fazer em Paraty: lista de melhores passeios e restaurantes

Confira os melhores passeios e restaurantes para você curtir Paraty com o pé direito!

Em meio a diversos encantos naturais, culturais e arquitetônicos, está localizada a cidade de Paraty. Fundada em 1667, é uma das cidades mais antigas do Brasil, com uma arquitetura típica do Brasil Colônia que não pode ser modificada sem autorização prévia da prefeitura, porque foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1958. Além disso, a cidade tornou-se patrimônio cultural e natural da humanidade no ano de 2019, após reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). 

Paraty é, sem dúvidas, destino certo de diversos turistas, principalmente durante o verão, devido à sua localização privilegiada. A cidade é rodeada por parques e reservas ecológicas, possui uma diversidade de trilhas, praias e cachoeiras e ainda conta com uma gastronomia de dar água na boca! A seguir, trouxemos um guia para orientá-lo a o que fazer em Paraty, com dicas dos melhores passeios e restaurantes para você conhecer:

Passeios

Centro Histórico

Ruas do Centro Histórico de Paraty, calçadas com pedras pé-de-moleque e com arquitetura que remete ao Brasil Colonial.
Centro Histórico de Paraty e a sua arquitetura colonial / Foto: Nicole Machado

Ir à Paraty sem passar pelo Centro Histórico é quase como ir a Porto de Galinhas, em Pernambuco, e não visitar as suas praias. O local é o cartão-postal da cidade e é detentor do maior e mais harmonioso conjunto arquitetônico colonial do Brasil, que possui  As ruas principais conservam as “pedras pé-de-moleque”, um tipo de calçamento muito comum em muitas cidades do país. Atualmente, o tráfego de automóveis nessa região é proibido, o que facilita o acesso e o trânsito de pessoas. No Centro Histórico de Paraty, ainda há diversos locais que valem a pena ser visitados, são eles:

Galeria Aécio Sarti

A galeria pertence ao artista plástico Aécio Sarti, que viu, em lonas de caminhão, uma oportunidade de fazer arte. Ele reutiliza o material, que iria para o lixo, e cria obras de arte coloridas e impactantes. Com o sucesso, ele seguiu para expor as suas obras em outras partes do mundo, tanto em galerias, como em museus e centros culturais.

Loja Flávia Aranha

A loja não é exatamente um ponto turístico de Paraty, mas, se você está passeando pelo Centro, vale a pena visitar a loja da Flávia Aranha. Com design rústico e o piso coberto de areia, a loja possui uma arquitetura única, que conta com paredes de pedra e decoração feita a partir de materiais naturais, como linho e palha. Esses dois elementos se alinham perfeitamente com a identidade e valores da marca, que produz apenas peças feitas a partir de matérias-primas naturais brasileiras.

Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

Considerada um dos principais pontos turísticos de Paraty, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é um  patrimônio cultural nacional tombado pelo IPHAN e uma parada obrigatória no Centro Histórico da cidade. Com o início de sua construção em 1725 e alguns restauros até os dias atuais, a sua arquitetura é rica em detalhes, talhas douradas e lustre de cristal, destacando o estilo arquitetônico de seu século. A igreja também é sede de várias cerimônias de cunho religioso e festividades, como missas, procissões, ladainhas, casamentos, batizados, etc.

Forte Defensor Perpétuo

O Forte Defensor Perpétuo é o único que ainda existe na cidade. A construção foi erguida em 1793 com o objetivo de proteger o escoamento do ouro e a produção de açúcar na região. Após algumas obras de restauração, o museu abriu para visitação e está sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Museus (IBMR). O visitante poderá visualizar diversas peças autênticas, como documentos, mapas e até mesmo canhões. No alto do Forte, é possível observar uma linda vista da baía de Paraty.

Cachaçarias

Prateleiras de uma cachaçaria de Paraty repletas de diferentes sabores e marcas de cachaças.
Prateleiras de uma cachaçaria localizada em Paraty, no Rio de Janeiro / Foto: Nicole Machado

De cachaça, Paraty entende. Até meados do século XX, a cana-de açúcar era uma importante atividade econômica do município, chegando a ter mais de 250 engenhos. Desde a época colonial, a cidade é uma das principais regiões produtoras de cachaça no Brasil. Apesar de restarem poucos alambiques, os poucos que ainda estão em funcionamento continuam produzindo uma cachaça artesanal de qualidade.

Cachoeiras

Não poderíamos falar de Paraty sem falar das cachoeiras. A Cachoeira do Tobogã é uma das mais visitadas da cidade e, como o próprio nome já diz, é famosa por ter uma grande pedra lisa por onde corre o fluxo de água, formando uma espécie de tobogã. As pessoas escorregam por essa pedra e caem em uma piscina natural (bem gelada!). Um pouco mais acima, fica localizado o Poço do Tarzan, que é uma piscina formada entre as pedras e se tornou um ótimo local para tomar um banho refrescante. Acima do rio, há uma pequena ponte, que leva até um barzinho rústico, aberto apenas em períodos de alta movimentação turística.

Mulher escorrendo na Cachoeira do Tobogã, em Paraty, Rio de Janeiro / Vídeo: Nicole Machado

Praias e Ilhas

Além das cachoeiras, Paraty possui diversas praias e ilhas, que complementam a paisagem encantadora da cidade. É possível ir de carro para alguns locais, mas a melhor escolha é fazer um passeio de escuna! Além de divertido, você consegue visitar mais de um local em um único passeio. Algumas agências ainda contam com música ao vivo e um mini bar, para que as pessoas possam pedir as suas bebidas e comidas enquanto desfrutam de uma incrível experiência. As praias e ilhas mais conhecidas são:

  • Ilha dos Cocos
  • Ilha Comprida
  • Ilha Lagoa Azul
  • Praia do Saco da Velha
  • Praia da Lula
  • Praia Vermelha

Restaurantes

Prosa

Além de ser localizado no coração do centro Histórico de Paraty, o restaurante Prosa promove uma experiência gastronômica rica em especialidades da região, como peixes frescos e frutos do mar. O cardápio possui uma vasta seleção de drinks clássicos, como o Jorge Amado e a Caipirinha, feitos com as cachaças produzidas na região.

Maiyê

O restaurante Maiyê possui uma temática que mistura a herança africana com as riquezas naturais e culturais brasileiras. O cardápio é rico em frutos do mar e ingredientes regionais, além de ter como especialidade as pizzas no forno a lenha, com opções veganas e vegetarianas. A entrada de casquinha de siri com sal grosso é a preferida dos clientes.

Refúgio

Se você tem algumas moedas a mais no bolso e está disposto a gastá-las com uma culinária saborosa, esse é o lugar certo! O restaurante é especialista em frutos do mar e possui um ambiente extremamente agradável, com localização privilegiada de frente para o cais de Paraty. A carta de vinhos é grande, com mais de 90 rótulos, e os drinks podem ser feitos à base de cachaça, vodka ou gin. Além disso, o cardápio busca valorizar os pequenos produtores locais e os produtos orgânicos.

Cervejaria Caborê

Esse bar é o lugar ideal para os amantes de cervejas. A Cervejaria Caborê é uma das 100 primeiras cervejarias artesanais do país e conta com um ambiente aconchegante, com música ao vivo e um cardápio diversificado. Esse local é uma ótima opção para quem quer degustar bebidas e saborear comidas gostosas sem gastar muito.

Por Nicole Machado e Raquel Caldas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *