O que fazer em Caraíva: Dicas imperdíveis

Caraíva, um paraíso escondido na Bahia, é o destino perfeito para quem busca tranquilidade e beleza natural. Neste post, vamos explorar os pontos mais imperdíveis para você aproveitar ao máximo sua visita a este charmoso vilarejo. Prepare-se para se encantar com praias deslumbrantes, bares e restaurantes aconchegantes, e passeios inesquecíveis.

Igrejinha simples e regional na cidade de Caraíva com casinhas coloridas

Caraíva, é o vilarejo mais antigo do Brasil, desde 1530, uma comunidade litorânea e ribeirinha situada em Porto Seguro, no extremo sul do estado da Bahia. Fundada pelos portugueses no século XVI. A vila de Caraíva foi um dos primeiros pontos de contato entre os colonizadores europeus e os povos indígenas locais.

O vilarejo viveu da pesca por muitos anos, e depois, da exploração da madeira. Foram anos longe da civilização e, na década de 70, os primeiros turistas começaram a chegar por aqui, caminhando de Trancoso até o vilarejo.

Como chegar em Caraíva? 

Caraíva faz parte do município de Porto Seguro, localizado a 70 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro (via Arraial d’Ajuda) e a 36 km de Trancoso. 

Pode-se chegar em Caraíva pegando um avião até Porto Seguro, por ser o aeroporto mais perto, localizado aproximadamente a 100 km. Seguindo de carro (alugado, táxi, uber ou transfer) até o ponto onde se cruza o Rio Caraíva.  

Tem que ter disposição!

A visita a Caraíva exige tempo e disposição, além de uma certa habilidade ao volante, já que as estradas de terra são bastante esburacadas.

Outra opção é ir de ônibus ou lancha, sendo necessário, em qualquer caso, realizar ao menos uma travessia de barco ao final do trajeto. A Vila de Caraíva, onde está localizada a parte turística da região, encontra-se após o Rio Caraíva, o que explica a necessidade do barco. Geralmente, os turistas chegam na margem oposta, em Nova Caraíva, e o percurso final, atravessando o Rio Caraíva. Essa chegada já é pura magia!

Placa apontando para a direção de Caraíva

Como se locomover

Não é permitida a entrada de automóveis na vila. Por isso que ela se mantém esse paraíso até hoje.

O trajeto é feito em canoas até o outro lado do rio, sendo a duração da travessia de aproximadamente 10 minutos, com valor acessível que gira em torno de R$10,00.

Ao desembarcar, contrate uma carroça para ir (com as malas) até a sua pousada, pois não é permitido entrar com carro em Caraíva. Como o chão do local é de areia fofa, as pessoas andam a pé, e muitas vezes descalças. Existem bugres para passeios e carroças puxadas por cavalos para carregar as malas dos turistas. 

Ao chegar em Caraíva você fica encantado com sua beleza extraordinária, é o verdadeiro paraíso natural. A recepção dos moradores é super calorosa, além de ajudar rapidamente com as malas ao desembarcar das canoas, logo te recebem com uma água de coco deliciosa, são muito simpáticos e agradáveis. Como o vilarejo não possui asfalto e carros, isso nos passa uma sensação de tranquilidade assim que pisamos na areia, totalmente fora da atmosfera urbana. A sua simplicidade é o seu charme. 

Melhor Época para Visitar 

Os meses mais secos do ano são considerados a melhor época para ir a Caraíva, que são eles: janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto e setembro.

Verão

O verão, como em todo o Brasil e principalmente no nordeste, é a alta temporada em Caraíva, com sol garantido e muita animação. Ideal para quem gosta de agito e eventos. Como passar a virada do ano no Reveillon Awe ou Viva Caraíva, que tem a intenção de proporcionar uma celebração cheia de simplicidade, com trilhas sonoras regionais e celebrações à beira-mar. Nada parecido com as megas infraestruturas oferecidas pelo outros réveillons do nordeste, porém não deixa de entregar qualidade e diversão.

São João

Bandeirinhas de São João na frente da igrejinha de Caraíva

Durante as festas de São João, em junho, a vila se transforma com shows de forró e brega que fazem todo mundo dançar. A comunidade local, turistas de várias partes do país e os indígenas Pataxó se reúnem para celebrar com muita animação. A festa dura 4 dias, e a praça da igreja fica lotada, e as barracas de comida típica oferecem delícias como milho assado e canjica. As quadrilhas são um show à parte, com apresentações das escolas locais e aldeias indígenas. É uma experiência inesquecível organizada pela Associação dos Nativos de Caraíva e apoiada pela Prefeitura de Porto Seguro. Vá conhecer!

Baixa Temporada

Na baixa temporada, geralmente ocorre nos meses de março a junho e de agosto a setembro. Esses períodos são menos frequentados por turistas, por isso é comum que alguns restaurantes e pousadas fechem as portas. Esse período é ideal para quem busca preços mais acessíveis, ao contrário da alta temporada, quando os valores são inflacionados e consideravelmente mais altos.

Principais praias de Caraíva

Praia do Rio Caraíva, na Barra de Caraíva

Praia da Barra em Caraíva com cadeiras de praia e barraquinhas de sol amarelas

O Rio Caraíva passa por todo o centrinho da vila e alguns metros depois se encontra com o mar. É nesse trecho final, na foz do rio, que ele é mais frequentado por banhistas. Sim, é uma praia de rio, sem ondas, mas com um pouco de correnteza. A cerca de 10 minutos de caminhada do centrinho de Caraíva. Vá andando pela areia da praia ou na beira do rio. 

Possui duas ou três barracas bem simples. Não cobram consumação mínima para usar as cadeiras, mas tem que consumir algo, pelo menos uma bebida.

Praia de Caraíva, Centro

Praia de Caraíva com cadeiras de praia e barraquinhas de sol coloridas

A Praia de Caraíva, situada no centro da vila do lado oposto ao rio, oferece aproximadamente 1,5 km de extensão, onde o mar se estende desde as pousadas mais isoladas ao sul até a Barra de Caraíva, onde encontra o rio. Esta praia é caracterizada por trechos de tombo e ondas fortes, especialmente na maré alta, tornando-a mais adequada para apreciação e tomar sol, do que para nadar.

Praia do Satu

Praia do Satu vista de cima com palmeiras e barquinhos

A melhor praia de Caraíva fica 3 km ao norte da vila: a Praia do Satu. É protegida por corais que formam uma piscina natural na maré baixa e oferece banho de água doce numa lagoa de água doce nos fundos. Tem um bar rústico (o Bar do Satu) e um lounge, o Satu Beach Club (que cobra consumação na temporada).

Praia de Corumbau

Praia de Corumbau com água cristalina

Pra quem tem pique de ir mais longe. A praia de Corumbau é uma joia escondida que não pode ficar de fora do seu roteiro. Localizada a cerca de 40 km ao sul de Caraíva, as piscinas naturais e a tranquilidade do lugar são encantadoras. O acesso pode ser feito de carro 4×4 a partir de Caraíva, atravessando a foz do rio Caraíva de barco, uma aventura que já vale a visita por si só. Importante: Verificar as condições das estradas antes de partir, especialmente na época das chuvas. Em Corumbau, prepare-se para relaxar, ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Praia do Espelho

Praia do Espelho vista do alto com mar cristalino

Localizado entre Caraíva e Trancoso, você consegue acessar a essa praia deslumbrante de barco, em passeios que saem todas as manhãs partindo do Rio Caraiva. A Praia do Espelho é famosa por suas falésias multicoloridas, águas tranquilas e cristalinas, ideal para nadar e relaxar o dia todo. Além de explorar suas belezas naturais, você pode desfrutar de barracas à beira-mar que oferecem comida local e bebidas refrescantes.

Bares e Restaurantes em Caraíva: Onde Comer e Beber

Caraíva também se destaca em sua gastronomia. Muitas das melhores opções de café da manhã estão nas pousadas, proporcionando um ambiente acolhedor e autêntico. Seja à beira-mar, em um ambiente tranquilo ou em um cenário encantador, você encontrará o lugar perfeito para saborear as delícias regionais. 

Seja para começar o dia com um delicioso café da manhã ou para aproveitar a noite com música boa e drinks, este vilarejo tem opções para todos. A seguir, confira nossas principais dicas de bares e restaurantes em Caraíva para tornar sua experiência ainda mais especial.

Vila do Mar

Ótimo para um café da manhã aconchegante à beira-mar. Inclusive a pousada oferece Day Use, caso queira estender a experiência.

Manga Rosa

Restaurante com um ambiente acolhedor e uma vista linda pro mar, com direito a espreguiçadeira oferece um cardápio bem completo, ideal para almoço.

Bar da Praia

Gastronomia e drinks à beira mar, nos jardins da Pousada Casa da praia. Lá também oferece Day Use, com direito a piscina.

Cores do Mar

Café da manhã caprichado com várias opções. Diferencial: O lugar conta com um box de Crossfit, para os mais fitness.

Coco Brasil

A pousada e restaurante oferece café da manhã e almoço.

Pousada da Barra

Ambiente tranquilo e ótimo café.

Casa Marae

Opção com cozinha vegetariana na beira da praia de Caraíva.

Boteco do Pará

Onde você encontra o famoso pastel de arraia e o delicioso pastel de camarão.

Quer dicas de passeios noturnos e os melhores restaurantes dessa ilha paradisíaca? Confira nosso blog especial de o que fazer a noite em Caraíva.

Hospedagem: Onde ficar

Caraíva oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde pousadas charmosas a casas de temporada e hostels.

Pousada Lagoa

Uma das pousadas mais tradicionais de Caraíva, conhecida por seu ambiente acolhedor, quartos confortáveis e um delicioso café da manhã.

Pousada Vila do Mar

Oferece chalés rústicos e elegantes com vista para o mar, um jardim bem cuidado e uma localização central na vila.

Casa da Praia

Localizada à beira-mar, esta pousada oferece uma experiência relaxante com quartos bem decorados e um ambiente tranquilo.

Pousada Jambrero

Conhecida por seu atendimento amigável, oferece quartos bem equipados e uma área comum agradável para relaxar.

Caraíva Guest House

Uma opção charmosa com quartos confortáveis, um belo jardim e um ambiente tranquilo, ideal para casais e famílias.

Pousada Vila Meã

Oferece uma estadia rústica e aconchegante com quartos decorados com simplicidade e bom gosto, além de um delicioso café da manhã.

Estalagem Zen

Um retiro tranquilo com uma atmosfera zen, perfeito para quem busca paz e sossego em meio à natureza.

Hostel e Pousada Canto do Sabiá

Uma opção mais econômica, ideal para mochileiros e jovens viajantes, com quartos compartilhados e privativos.

Pousada Da Barra

Localizada perto do rio, oferece um ambiente rústico e acolhedor, com quartos confortáveis e um ótimo café da manhã.

Dicas do que é essencial levar:

  • Dinheiro em espécie (não há caixa eletrônico e alguns estabelecimentos não aceitam cartão e algumas operadoras de internet não pegam lá. Não fique refém do wifi!)
  • Protetor solar (como já dizia o Bial)
  • Repelente contra insetos
  • Carregador extra de bateria (as quedas de energia são comuns)
  • Lanterna (as vias públicas não são iluminadas)
  • Roupa de banho (nem precisa falar né?)
  • Chinelo e sandália (seus melhores companheiros – mas recomendo andar descalço e sentir a energia do lugar)
  • Roupas leves e informais (Caraíva é simples, ideal para um forró ou jantarzinho)
  • Tênis leve ou papete (caso queira fazer alguma trilha ou só pra passear de avião rs)
  • Remédios SOS (não há grandes farmácias em Caraíva, por isso leve o essencial para algum imprevisto)
  • Bolsa térmica (útil para levar bebidas para as praias mais isoladas)
  • Bolsa impermeável (para proteger objetos pessoais, eletrônicos e documentos)

Experiências Pessoais

Pasqualita Santos – 31 anos – Publicitária

Pas sentada na praia tomando água de coco

Fui para Caraíva para passar meu aniversário em 2020 sozinha e sai cheia de amigos. Fiquei 4 dias ao todo, após ter passado por Porto Seguro, Arraial D’ajuda e Trancoso, e fiquei hospedada em frente a Igreja de São Sebastião, ponto principal da Vila. No primeiro dia, fiz um passeio de buggy até a Praia de Corumbau para ver as piscinas naturais, depois fui até a Aldeia Pataxó para fazer a imersão na tribo e ganhei uma super recepção e ritual de aniversário, foi muito especial.

Finalizei o dia no Rio Caraíva e depois comemorei meu aniversário de uma forma super especial. Nos outros dias, fiz um passeio a praia do Satu e a praia do Espelho, passei o dia na praia principal de Caraíva, conheci os restaurantes deliciosos com especialidade desde moqueca a japonês, além da noite nos bares, forrós e até luau, com direito a ver o sol nascer. Essa viagem foi marcante!

Priscila Saraiva – 29 anos – Advogada

Priscila na frente de uma casa verde escrito “Sorria você está em Caraíva”

Estive em Caraíva em Agosto de 2019, cheguei de carro e deixei estacionado em um local próximo de onde peguei uma canoa para fazer a travessia até o Vilarejo de Caraíva, paguei 10 reais para atravessar, e durou uns 5-10 minutos. Chegando lá  fui logo recebida com um coco geladinho e pessoas para ajudar com as malas. Peguei uma carroça até a pousada pois as malas estavam pesadas. E foi aí que me dei conta no caminho da pousada que estava no paraíso, um lugar sem carros, sem agito de cidade grande, uma atmosfera totalmente natural. Já me senti relaxada assim que pisei em Caraíva.

Eu amei tudo, praias, bares, passeios, dos lugares que destaco que amei conhecer foi a Praia do Satu de manhã e o Beco da Lua a noite. E não deixe de olhar para o céu ao anoitecer, foi o céu mais lindo e estrelado que já vi até hoje.

E ai, já fez suas malas rumo a esse paraíso?

Depois de explorar tudo o que Caraíva tem a oferecer, você pode estender sua aventura e conhecer também Trancoso. Este destino vizinho é famoso por suas praias paradisíacas e por seu charme e sofisticação, mas prepare o bolso para essa aventura. Assim, sua viagem pelo sul da Bahia será ainda mais completa e inesquecível. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *